quinta-feira, 29 de março de 2007

Carta Manifesto

Hoje foi publicado no jornal Primeira Página aqui da cidade, São Carlos, uma carta manifesto escrita pela Karina. Aí vai:

Carta manifesto
Prezado Prefeito de São Carlos, Deputado Lobbe Neto e Secretário de Saúde,

Como mandamos vários e-mails e não obtivemos nenhuma resposta, resposta essa que só mostraria o inabalável respeito por nós, são-carlenses, que votamos nos senhores, uso dessa coluna para contar-lhe resumidamente o que está acontecendo. Talvez assim, os senhores nos dêem alguma resposta!
Pedimos (uso o plural porque estamos em uma campanha grande que envolve pessoas do Brasil inteiro e isso pode ser constatado nos números de pessoas que estão acessando o blog do Cris) suas colaborações, a influência dos senhores para ajudar um moço de 20 anos que sofre de espondilite o que lhe causa artrose de quadril, sacro-ilute bilateral e acometimento da coluna toráxica. Suas dores são indescritíveis, o que lhe impede de viver a vida como suponhamos que um jovem de 20 anos deva viver mas sabemos que os senhores tem filhos e dessa forma, não precisamos salientar como um pai ou uma mãe esperam que seus filhos vivam seus 20 anos. Infelizmente, a mãe do Cris não pode ter os mesmos sonhos que os senhores ou que outros pais sonham: que ele saia com os amigos, estude, viaje, quiçá comprar um remédio que possa fazer com que seu filho pare de sentir dores não porque ela infinitamente não queira, mas ela é diarista, é separada e seu filho foi afastado do trabalho por razões óbvias.
O único medicamento que poderia ajudá-lo é o Enbrel. Não sei se vocês, tão ocupados, sabem o valor desse remédio, mas fizemos uma cotação no representante do laboratório que fabrica o medicamento e a caixa (com quatro aplicações) custa R$ 3.399,00 e quando talvez lerem essa carta, este já terá tido 5% de aumento.
A justiça foi acionada, mas foi negado o medicamento para o Cris (número do processo 2006130755-6, está na 14o. Vara da Fazenda Pública em São Paulo) porque o juiz entende que o Estado não deve ser responsável por oferecer esse medicamento a um indivíduo que tem esse direito garantido pela Constituição, mas estamos no Brasil... isso eu sempre me esqueço:se ele fosse um rapaz da sociedade são-carlense, que freqüentasse o São Carlos Clube, o pai fosse um cidadão que jogasse golfe, com certeza a dita sociedade são-carlense faria festas para arrecadar dinheiro, ele estaria nos principais programas de TV, rádio, etc. . Escrevo isso porque freqüento esse meio e já vi casos parecidos e quem não viu que atire a primeira pedra!O Brasil é o país dos bens-nascidos, com sobrenomes conhecidos... Ou não...Não coloco ponto de interrogação porque afirmo que é sim!
Felizmente, o Dr. Rogério Xaxá conseguiu quatro caixas do Enbrel e publicamente gostaria de agradecê-lo e tenho certeza que meu agradecimento também é o de todas as pessoas que estão apoiando essa dura jornada do Cris. Através do blog, dos amigos do Orkut, de intermináveis e-mails que eu e minha irmã de sangue, Thamara Jurado, prima do Cris,estamos enviando é que conseguimos terapia, fisioterapia e se tudo der certo, conseguiremos doações já que o Estado se diz contrário a dar de direito o que é de direito. Assim como o Estado se desobriga de estar mais presentes nas escolas públicas e cria os amigos da escola. Assim como o Estado faz campanhas de faça você mesmo o que nós não deveríamos estar fazendo porque pagamos IPTU, IPVA, Área Azul e outros impostos... Isso aqui é um pouquinho do Brasil!Só um pouquinho dessa vergonha.
Finalmente, no caso do Cristian, a espondilite não parou de evoluir e este constante agravamento poderá torná-lo cadeirante. Como vêem, prezados, temos urgência porque enquanto a justiça leva muito tempo para lhe garantir o direito de receber o medicamento, a espondilite está avançando e o Cristian continua sentindo, dia após dia, as dores insuportáveis. Por todas essas razões, criamos um blog para pedir ajuda ao Brasil inteiro:
http://cristianjuradocorrea.blogspot.com. Para doações, conta 24280-6, agência 0295-x, Banco do Brasil.
Contamos com a popularidade, contamos com a recíproca que lhes foi dada por todo o povo são-carlense.
Agradecemos o que é de nosso direito!

Nenhum comentário: