sexta-feira, 23 de março de 2007

Um pouco da história do Cristian


Um pouco sobre a lesão do Cristian e sobre o resultado do Enbrel neste tempo em que ele o tomou:
Por causa da espondilite ,o Cristian tem artrose de quadril, sacro-ilute bilateral e acometimento da coluna toráxica.As dores são constantes. Ele toma medicamentos para conter essa dor diariamente.Mas todos os dias quando acorda precisa antes de qualquer coisa tomar esse medicamento e depois sentar-se por quase meia-hora porque as suas dores são terríveis.Mas tem dias em que dor torna-se ainda pior,quase insuportável,e estes medicamentos parecem não resolver nada. Nesse dias ele anda com dificuldade, senta com todo cuidado porque dói para fazer todos os movimentos. O seu médico disse que apenas a morfina tiraria sua dor mas ele não quis fazer uso dela agora por medo do futuro, se começar a tomar a morfina agora como fará para conter estas dores quando for mais velho, qual o medicamento que precisará tomar para conseguir conter essas dores?
Quando o médico indicou o Enbrel , Cristian precisou fazer um exame para verificar se tinha o vírus da tuberculose, caso tivesse seria necessário fazer um tratamento para contê-lo porque o Enbrel poderia desencadear essa tuberculose. Ele fez o exame e tinha o vírus. Começou o tratamento para este vírus,mas precisava tomar o enbrel antes de acabar esse tratamento e nada, o caso ainda estava na Justiça e ele não conseguiu nenhuma resposta. Através do médico, Dr Rogério Xaxá, Cristian conseguiu quatro caixas do Enbrel.
Isso tudo tem um mês aproximadamente e o Enbrel já acabou.
Mas depois de tomar o Enbrel ele fez os exames mensais e o VHS, que parece medir o tamanho da infecção toda, caiu de 56 para 6. As suas dores praticamente desapareceram. Com o Enbrel o Cristian era outra pessoa, mais feliz, mais risonho, animado e mais positivo. Mas quando soube da sentença do juiz voltou a ficar triste, calado e sem esperanças.
E está sem tomar o remédio. Sofrendo de dores e não podendo trabalhar. Ele tem 20 anos, 20 anos!Uma vida inteira pela frente e um remédio caríssimo lhe foi negado pela Justiça, foi lhe negado um direito garantido pela Constituição. Precisamos do medicamento, precisamos de ajuda. Cristian não tem como pagar por esse remédio. Mas lutaremos para conseguir!
(Thamara Moretti Sória Jurado-prima do Cristian)

Um comentário:

Cris disse...

Cristian
Você vai conseguir!!
Acredite e conte conosco
Beijão