quarta-feira, 11 de abril de 2007

Absurdo!



Escrevi um e-mail para a ouvidoria do ministério da saúde em março e hoje me responderam. Leiam o absurdo e a minha resposta em seguida:


MINISTÉRIO DA SAÚDE> SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DEPARTAMENTO DE OUVIDORIA GERAL DO SUS
E-MAIL RESPOSTA/SUS Nº 984-2007/DOGES/SEGEP/MS
Brasília-DF, 11 de Abril de 2007
Prezada Thamara,

Recebemos sua manifestação neste Departamento de Ouvidoria Geral do SUS em 15/03/2007, proveniente do Portal Fale com o Governo. Após análise do teor de sua manifestação foi gerado o seguinte protocolo: 100.938
Esclarecemos que o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS tem como atribuições, dentre outras: receber solicitações, reclamações, denúncias, elogios, informações e sugestões encaminhadas pelos usuários do SUS e levá-las ao conhecimento dos órgãos competentes, sejam eles federais, estaduais ou municipais.
Em atenção a sua solicitação do medicamento EMBREL, verificamos que o mesmo não está presente no elenco acordado entre os gestores do Sistema Único de Saúde. Com isso, não há no âmbito do SUS, até o presente momento, regulamentação especifica que defina qual a esfera de governo é responsável pelo fornecimento desse produto aos usuários da rede pública. No entanto, considerando a necessidade de garantir o atendimento integral ao paciente sugerimos que V.Sª procure seu médico a fim de verificar a possibilidade de substituir o medicamento solicitado por outro que seja fornecido pelo SUS.
Agradecemos a sua manifestação, como contribuição ao aprimoramento do Sistema Único de Saúde, e nos colocamos à disposição para futuros contatos por meio do Serviço Disque Saúde: 0800-61-1997.
Atenciosamente,
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
Departamento de Ouvidoria Geral do SUS/MS> > Ouvidoria@saude.gov.br> > www.saude.gov.br <http://www.saude.gov.br/> > > 61-448.8900/448.8603 > >

A minha resposta:
Olá,
Infelizmente esssa justificativa está completamente EQUIVOCADA.Segundo o DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO,publicado em 30 de outubro de 2006, o medicamento Enbrel ( etanercepet) faz parte da lista de medicamentos disponibilizados no SUS desde 30 de outubro de 2006. A secretaria da gestão estratégica e participativa mostrou-se absolutamente desatualizada e, portanto, não viabiliza qualquer atendimento das necessidades dos cidadãos brasileiros.
Reitero a minha indagação anterior: como um medicamento pode ser negado a um jovem de 21 anos que sofre com dores terríveis diariamente e corre o risco de tornar-se cadeirante?
Quero uma resposta e um posicionamento do Minestério da Saúde.
Thamara Jurado

3 comentários:

SOFIE FATALE disse...

pod edeixar, as coisas não ficarão assim. partiremos para o abaixo assinado. teremos milhões de assianturas. agora, eu vou botar a eptv no meio. chega! te adoro, minha amiga

Anônimo disse...

oi
estou bestificada!
realmente acho que precisamos partir para essas alternativas uma vez que não conseguimos respostas.
Vamos lá!
tb adoro vc nem sei como agradecê-la por todo o seu apoio aqui..

Celinho Boy disse...

Credo! Não tem tal mdeicamento. Como? Bem, isso é BRasil